Grupo Datora em 2022

O ano de 2022 foi muito promissor para o Grupo Datora, com muitos lançamentos e premiações. O Grupo é formado pela Datora Telecom e pela Arqia.

1.Lançamentos

  1. Por meio da Arqia, empresa especializada em plataforma de conectividade IoT, o Grupo Datora também lançou o primeiro marketplace de IoT do Brasil. O objetivo é desenvolver um portfólio diversificado com parceiros que atuem em todas as camadas necessárias para uma solução fim a fim nas diferentes verticais que podem tirar proveito das tecnologias conectadas. Ou seja, os três pilares da internet das coisas: conectividade, hardware e aplicação. Primeiro e único e-commerce de IoT em solo nacional, o Marketplace IoT Arqia oferece uma experiência de compra com autoatendimento e planos pré-pagos de conectividade IoT e Banda Larga 4G, todos com a opção de recarga no próprio ambiente. Os serviços podem ser adquiridos separadamente e a plataforma permite empresas de todos os portes enriquecerem seus processos de transformação digital de forma segura, customizada e escalonável, a preços competitivos.
  2. Neste ano o grupo Datora também implementou seu segundo core de rede móvel, sendo uma das primeiras MVNOs a operar com dois cores geograficamente redundantes, trazendo mais robustez e confiabilidade aos seus clientes. A Datora optou por criar uma cloud privada, instalada em um Data Center no Rio de Janeiro, como segundo ponto de operação e que pode ser ampliado para mais pontos, conforme a necessidade, no mesmo modelo de infraestrutura. A plataforma conta com todos os elementos das tecnologias 2G, 3G,4G e 5G. Outra vantagem do modelo adotado é a facilidade de se criar uma rede privada de 4G ou 5G. De forma compacta, mas com possibilidade de expansão, o modelo se encaixa na tendência mundial de redes privadas, criadas para substituir as redes físicas e dar mais flexibilidade e mobilidade às operações.
  • A Datora Telecom, junto com a israelense Shield-IoT, uma das principais provedoras de soluções de software de segurança de IoT (internet das coisas), lançaram uma solução de segurança cibernética destinada a proteger dispositivos e redes de IoT conectados aos SIM’s cards produzidos pela Datora. O novo serviço de segurança SaaS (serviços de softwares) permite que a Datora e seus clientes monitorem e protejam qualquer dispositivo, em qualquer aplicativo e em qualquer escala. A solução analisa as informações enviadas e recebidas do dispositivo para nuvem, criando um alerta toda vez que detecta os primeiros sinais de ataques cibernéticos e eventos operacionais desconhecidos, antes mesmo que qualquer dano possa ocorrer. O serviço é baseado na tecnologia da Shield-IoT, one-of-a-kind Coreset-AI, que permite identificar comportamentos suspeitos em tempo real em milhões de dispositivos.

 

2.MVNO’s

Em 2022, o Grupo Datora credenciou sete novas MVNO’s – sigla para Mobile Virtual Network Operator, ou seja, uma operadora de celular que utiliza a infraestrutura das operadoras tradicionais, mas oferece seus próprios planos.

3.Destaques

Em 2022 o Grupo Datora figurou pelo segundo ano consecutivo no ranking do jornal Valor Econômico entre as 1000 maiores empresas do Brasil.

Além disso, o Grupo foi apontado e avaliado como um dos principais players no ramo de Conexões e Serviços M2M para Carros Conectados pela Absolute Markets Insights. Com a análise e projeção dos próximos anos, o relatório intitulado Global Connect Car M2M Connections and Services, contém informações e índices relevantes de empresas que se destacam no setor. Dentro de um cenário ultracompetitivo, a pesquisa ajuda profissionais e instituições a se atualizarem no segmento observando dados, comparações e tendências. Feito de maneira minuciosa, com informações primárias e secundárias pertencentes ao mercado, o estudo inclui referências sobre automatização do negócio, qualidade da conectividade, plataforma de gestão de controle e rastreamento, entre outras.

A Datora foi destaque no segmento de Prestadores de Serviço – Pequeno Porte do Anuário Informática Hoje 2022, da Fórum Editorial, que salientou quais foram os impactos da aceleração da transformação digital com a pandemia; quais os legados e quais os impactos da pós-pandemia na receita; os resultados e as razões do crescimento e rentabilidade em 2021 e 2022; além dos mercados que tivemos destaque, entre outros aspectos.

A empresa também esteve entre as dez companhias mais rentáveis do Anuário Telecom 2022, que destacou como estamos aproveitando os novos negócios trazidos pela rede 5G; quais foram nossos investimentos em inovação; e quais as perspectivas para 2023, entre outros pontos.

Logo no início de 2023 o Grupo irá ampliar o portfólio de conectividade em sua unidade de IoT, lançando o eSIM que irá impactar o mercado de M2M, pois possibilita ao dispositivo alternar, de maneira dinâmica, entre várias redes de acordo com o custo, congestionamento e intensidade do sinal. Fabricantes de dispositivos IoT também tendem a ser impactados pelo eSIM. A razão se deve ao fato de possuírem a capacidade de incorporar um eSIM em branco no dispositivo, podendo ser ativado em qualquer rede, independente do país. Assim, esses fabricantes têm a possibilidade de assumir o controle do relacionamento com o consumidor e diminuir gastos com logística de troca de SIMCard pois as mudanças de rede poderão ser feitas over the air.  A plataforma também estará preparada para atender as demandas de esim para o segmento consumer.

 

Que venha 2023 com muitas novidades e reconhecimentos!